AQUI TEM NOTICIA VERDADEIRA

SEJA BEM VINDO E VEJA AS MELHORES NOTICIAS
NO EXATO MOMENTO EM QUE ELAS ACONTECEM






domingo, 30 de outubro de 2011

JURÍDICO EXAME DA OAB X STF

OAB: candidatos do exame apoiam STF, mas pedem prova mais justa

Cerca de 108 mil bacharéis em Direito fazem neste domingo o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, desta vez, com a chancela do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes da prova, muitos candidatos ainda comentaram a decisão, como Samara Bueno, 23 anos, que achou válido o resultado. Primeira vez que faz a prova, Samara acredita que "muita faculdade prostituiu o curso de Direito e que tem que haver o exame para qualificar e selecionar os advogados - isso contribui para melhorar a imagem da profissão dos advogados".
Como ela, outros candidatos acharam correta a decisão, argumentando que a prova é importante para selecionar os profissionais que atuarão na área. Contudo, o nível da prova ainda é muito questionado. Clariane Alcantara, 30 anos, tenta pela terceira vez passar no exame e aponta que a OAB precisa "elaborar uma prova mais consciente, em cima do que se aprende na faculdade". Para Ana Paula Canali, 23 anos, a prova "tinha que ser mais justa".
Bruna Luiza Anadão, 25 anos, que faz a prova pela terceira vez, também disse que o "nível da prova está muito alto". A dificuldade do exame também foi apontada pela candidata Amanda Furlanetto, 25 anos.
Segundo o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, a execução do exame continuará da forma tradicional, assim como o nível de exigência. "Não vai mudar nada. O Supremo mostrou que é um exame sério e que não existe essa história de pegadinhas, de dificultar a prova", afirma. Para ele, a opinião dos ministros do STF aumenta a responsabilidade da Ordem de colocar no mercado profissionais realmente qualificados.
A primeira fase do 5º Exame da Ordem unificado é uma prova objetiva, com 80 questões, e terá a duração de 5 horas, sendo aplicada das 14h às 19h, no horário oficial de Brasília. A segunda etapa, prova prático-profissional, será realizada no dia 04 de dezembro. As provas serão aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O gabarito preliminar da prova objetiva deverá ser divulgado às 22h e o resultado preliminar no dia 07 de novembro. O resultado definitivo da primeira fase será publicado no dia 21 de novembro. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. A OAB realiza três exames de ordem por ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário