AQUI TEM NOTICIA VERDADEIRA

SEJA BEM VINDO E VEJA AS MELHORES NOTICIAS
NO EXATO MOMENTO EM QUE ELAS ACONTECEM






sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CRISE MUNDIAL GRÉCIA

Premiê da Grécia obtém crucial voto de confiança no Parlamento

Em seu discurso pouco antes da votação, Papandreou deixou claro que estava disposto a entregar o cargo e dar início imediato às negociações para formar um governo de coalizão. Pouco depois, seu ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, reforçou a mensagem, indicando até a disposição de convocar eleições no fim de fevereiro, mas não imediatamente, como exigiam os líderes da oposição.

A aprovação garante ao governo a possibilidade de coninuar negociando com a "troika" o prosseguimento do plano de saneamento da dívida grega.

A queda do governo poderia impedir que a parcela de € 8 bilhões do pacote, programada para ser entregue a Atenas em novembro, não chegasse a tempo, aumentando o risco de colapso total no país, que não teria outra opção senão o "default" (calote), o que teria consequências catastróficas para a economia global.
Segundo o jornal britânico "Guardian", há indícios de que Papandreou entregará o cargo a Venizelos, que deve assumir o controle do país como primeiro-ministro, mas não deve ficar no poder até o fim do atual mandato, em 2013, mas sim convocar novas eleições no fim de fevereiro.

"É um acordo fechado. Papandreou vai propôr que Venizelos torne-se o primeiro-ministro e irá para casa", um assessor de Venizelos teria dito à Helena Smith, correspondente do jornal britânico em Atenas.

Antonis Samaras, líder da Nova Democracia, o principal partido de oposição, disse logo após o dramático discurso do premiê que "as máscaras caíram. Papandreou recusou nossa proposta. A única solução são as eleições".
Embora reconheça a necessidade de aprovar e implementar o acordo de ajuda financeira internacional, a Nova Democracia preferiria que o premiê tivesse renunciado e convocado eleições imediatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário